Fórum de Power BI Uma Iniciativa da Datab

A primeira comunidade de Power BI em língua portuguesa.
Antes de participar Leia as Regras e depois Apresente-se

Dúvidas relacionadas a relacionamentos, fórmulas e funções DAX, power pivot, etc...
Por mortarotti
Olá pessoal,
Estou com um problema para conseguir fazer em DAX a seguinte regra. Tenho duas tabelas, vendas e preço

Imagem

O cálculo funciona em cascata, da seguinte forma: O Value1 referente a linha onde se enquadra o cliente, por exemplo o customer 1, com um volume de 15 está na 2a linha do Market Residencial, pois é maior que o limite da 1a linha que é 10 mas menor que o limite da 2a linha que é 25. O segundo passo é colocar em cascata o cálculo, ou seja, as 10 primeiras unidades de volume ele paga considerando o Value2 da 1a linha. Excluindo os 10 que já estão calculados, os 5 restantes são pagos considerando o Value2 da segunda linha. A soma dessas parciais dividida pelo volume é igual ao preço pago. Deixo abaixo o exemplo de forma numérica para facilitar o entendimento.

Customer 1 - Residencial Market - Total Volume: 15
(4.99 + (15-10) * 1.15 + 10 * 1.25) / 15 = 1.55

Customer 2 - Industry Market - Total Volume: 600
(139.99 + (600-500) * 0.87 + (500-100) * 0.93 + 100 * 0.99) / 600 = 1.16

Customer 3 - Residencial Market - Total Volume: 5
(3.99 + 5 * 1.25) / 5 = 2.05

Alguém tem alguma luz de como transformar a regra em DAX?
Agradeço enormemente a ajuda!
Luis
Thyago_Rezende curtiu isso
Por Thyago_Rezende
Luís boa tarde,

Usar DAX em medidas ou colunas calculadas depende da modelagem de dados, relacionamento das tabelas e contexto utilizado. Portanto, seria necessário um pouco mais de informação. Tente disponibilizar um arquivo pbix com uma amostra dos seus dados.

Vai ajudar bastante.
No aguardo.
mortarotti curtiu isso
Por mortarotti
Boa noite Thyago,

Agradeço a ajuda! Eu acredito que não tenha um relacionamento entre as tabelas nesse caso, mas como estou bem perdido com o assunto posso estar enganado. Vou deixar aqui um arquivo pbix com os dados e com uma explicação um pouco mais detalhada na minha necessidade. Aproveito também para deixar a imagem abaixo que pode ajudar a elucidar o problema.

Imagem
Anexos
(42.83 KiB) Baixado 21 vezes
Thyago_Rezende curtiu isso
Por mortarotti
Valeu Thyago!
Mas ainda não calculou da forma correta. Na sua proposta ele não está calculando parte a parte do preço. Por exemplo: no customer 4 do market industry e Volume = 1.100 o resultado está sendo 1,00 quanto a conta na verdade seria:
149,99 (Value1) +
100 (Limit_Sup Linha1) * 0,99 (Value2 Linha1) +
500 (Limit_Sup Linha2) - 100 (Limit_Sup Linha1) * 0,93 (Value2 Linha2) +
1000 (Limit_Sup Linha3) - 500 (Limir_Sup Linha2) * 0,87 +
1.100 (Volume) - 1.000 (Limit_Sup Linha3) * 0,85
/ Volume = 1,04

Abraço

Tenho um data frame com os seguintes dados: Data […]

Coluna 100% empilhada

Boa tarde, gostaria de saber se possui algum modo […]

Condição If Text.contains

Bom dia amigos, Estou tentando criar um coluna c[…]