Fórum de Power BI Uma Iniciativa da Datab

A primeira comunidade de Power BI em língua portuguesa.
Antes de participar Leia as Regras e depois Apresente-se

Dúvidas relacionadas a relacionamentos, fórmulas e funções DAX, power pivot, etc...
Por fnardozza
Srs,

Tenho uma base de dados com o patrimônio do cliente, porém essa base está por produto investido. Logo o cliente se repete algumas vezes, exemplo:

Adriano 15k Renda Fixa
Adriano 20k Fundos de Investimentos
Fernanda 30k Ações
Adriano 5k Previdência

Preciso criar um gráfico de segmentação que me indique quantos clientes eu tenho com patrimonio entre 0 e 300k , entre 300k e 1MM e acima de 1MM. Poranto a formula tem que somar todos os produtos para chegar no patrimonio total do cliente. Na base possui CPF e Conta Cliente como chave para realizar essa contagem

Alguem sabe como fazer isso?

Desde já agradeço
Amigo,

Vc quer criar tudo em uma única medida ou vai ser separado?

Se for separado, vc pode criar uma CALCULATE(SUM(coluna valor patrimônio);FILTER(tabela;coluna valor<300.000) e assim sucessivamente para cada parâmetro que tem no seu modelo.

Se quiser tudo junto, eu recomendo utilizar variáveis.

VAR VALOR = SUM(coluna valor patrimônio)

VAR PATRIM300K =
CALCULATE(VALOR;FILTER(tabela;coluna valor<300.000)

VAR PATRIM1MM = CALCULATE(VALOR);FILTER(tabela;coluna valor>=300.000 && coluna valor<1MM)

VAR PATRIMAIOR1MM =CALCULATE(VALOR;FILTER(tabela;coluna valor>1MM)

RETURN

IF(VALOR<300;PATRIM300K;IF(VALOR<1MM;PATRIM1MM;PATRIMAIOR1MM)))

Eu digitei direto aqui, mas veja se funciona.

Abs
Por fnardozza
Felipe,

Obrigado pela resposta.

Pórem, dessa forma entendo que não estarei considerando o PL total do cliente, pois como informei ele está "quebrado" em algumas linhas, logo com esse filtro ele iria somar apenas as linhas que são maiores que 300k. Estou certo?

E após isso, precisarei fazer uma contagem de quantos clientes tem posição acima de 300k, e não uma soma...

Obrigado
Amigo,

Anexa um modelo do seu arquivo que fica mais fácil de ajudar, para anexar, vá em + resposta, adicionar anexo.

Abs
Amigo,

Veja se o que fiz lhe ajuda, caso queira agradecer, clique na mãozinha.

Primeiro eu fiz o agrupamento da tabela via power query para agrupar por CPF e somar o total do PL, depois criei 3 medidas para fazer a separação dos intervalos.

Abs
Anexos
(3.92 MiB) Baixado 6 vezes
fnardozza curtiu isso

Olá pessoal. Preciso usar a condiç&[…]

Conversão de hora para numero

Olá, estou precisando criar uma regra que p[…]

Me chamo taynã, estou aprendendo sobre pow[…]

Indicador atualizar só um Filtro

Boa tarde Pessoal, estou com uma dificuldade que m[…]

Treinamentos Presenciais e Online de Power BI