Fórum de Power BI Uma Iniciativa da Datab

A primeira comunidade de Power BI em língua portuguesa.
Antes de participar Leia as Regras e depois Apresente-se

Dúvidas relacionadas a relacionamentos, fórmulas e funções DAX, power pivot, etc...
Comunidade, boa tarde a todos.

Preciso muito da ajuda de vocês para solucionar uma problema referente ao minha base de vendas.

Não estou conseguindo analisar o valor real vendido por vendedor devido a uma duplicidade das vendas.

Meu vendedor possui assistente de vendas: Na minha base vem em uma coluna o vendedor responsável e em outra com o assistente que efetuou a venda. Quando eu analisar as vendas do vendedor eu preciso excluir a duplicidade que vem na base.

Resumo da opera: Preciso encontrar o valor total vendido somente pelo assistente e o valor total vendido pelo vendedor + o valor vendido pelo assistente para o vendedor.

Toda esta analise por Mês / Ano

Achei difícil....mais sei que tem fera por aqui...

Desde já agradeço.
Anexos
(459.96 KiB) Baixado 7 vezes
fvendas.JPG
fvendas.JPG (87.95 KiB) Exibido 200 vezes
Bom dia Jars,

Olhei sua base, e confesso que não entendi onde estão os valores duplicados.
Pode me dar mais detalhes, até separei os dados para ver se os totais não iriam bater, mas até onde pude verificar não vi valores duplicados.
Veja a separação que fiz da sua base, se puder nos dar mais orientações, acredito que fica melhor para ajudá-lo.

Att.
Gustavo.
Desde já lhe agradeço pelo retorno.

Vamos lá.

Eu anexei a base e também um print do Excel que é a mesma base. Observe no print a COLUNA VENDEDOR, tanto o vendedor RAFAEL MORAES DA FONSECA, quanto o vendedor CLAUDIO CAMILO GOMES repetem.

A venda realizada no caso do vendedor RAFAEL MORAIS, foi feito pelo seu assistente (COLUNA ASSISTENTE) ALEXANDRE PEREIRA DE CASTRO. Pedido 437107-19 REPETE 5X, assim como todas as colunas e linhas. O motivo da repetição é devido este relatório trazer a venda por ITEM vendido, ou seja, nesta venda, foram vendidos (COLA, PUXADOR) Coluna (SUB CATEGORIA).

Eu preciso chegar na seguinte analise como segue em anexo. Hoje para eu chegar nesta analise, eu removo o pedidos duplicado.
Anexos
ANALISE VENDAS.PNG
ANALISE VENDAS.PNG (38.25 KiB) Exibido 177 vezes
Bom dia Jars,

Olhando novamente seus dados, entendo que o problema não está no Pbi, e acredito que você não irá conseguir resolver por ele.
Sua base está trazendo registros duplicados, se você olhar ela de forma aberta, o mesmo pedido aparece para um assistente, e de novo sem assistente, dentro do mesmo pedido.
Ou seja, o pedido está carregando duas vezes, com e sem assistente, se você pegar um pedido e olhar o campo total item, até bate com o valor total do pedido, porém se você agrupar por pedido, qualquer um dos valores que usar, irá duplicar.
Outro ponto que notei, é que essa situação não ocorre em todos os vendedores, por algum motivo, a carga dos seus dados duplica alguns pedidos e outros não.
Avalie sua carga, pois o problema está nela, e não nos agrupamentos do Pbi.
Se for via script SQL, pode ser algum LEFT JOIN montado errado.

Att.
Gustavo.
PedroPerenti curtiu isso
Segmentação de dados "Oculta"

Boa noite a todos, Sou novo na ferramenta e estou[…]

Conexão com o PostgreSQL

Estou com um problema parecido. Ao tentar conectar[…]

Segmentação por Patrimônio

Felipe, Segue o modelo em anexo De acordo com o […]

Filtros entre Páginas

Boa tarde, pessoal! Ainda estou aprendendo sobre […]

Treinamentos Presenciais e Online de Power BI