Fórum de Power BI Uma Iniciativa da Datab

A primeira comunidade de Power BI em língua portuguesa.
Antes de participar Leia as Regras e depois Apresente-se

Dúvidas relacionadas a relacionamentos, fórmulas e funções DAX, power pivot, etc...
Bom dia,

Tenho uma tabela BASE, com os seguintes campos
- data
- ano
- mês
- indicador de gasto (é um numero)
- valor
Tenho duas tabelas de datas, sendo tabela A e tabela B, ambas ligadas a tabela BASE pela data, com relações ativas.
No visual tenho o ano e mês da tabela A , bem como o ano e mês da tabela B (quatro filtros dois de cada lado), sendo que do lado da tabela A, estão os dados da tabela BASE em uma tabela com o ano/mês filtrado da tabela A, e do lado da tabela B, estão os dados da tabela BASE, em uma outra tabela com o filtro aplicado da tabela B.
A ideia é comparar os indicadores da tabela BASE (uma única tabela), porém de períodos distintos (2 períodos), filtrados pelo usuário, usando a tabela A e a tabela B para filtrar os dados, lembrando que filtros aplicados somente poderão ser um ano e um mês da tabela A e apenas um ano e um mês da tabela B.
Desta forma o visual fica mostrando dois períodos distintos na mesma tela, de acordo com o que o usuário deseja filtrar.
O problema é como fazer a subtração dos dados filtrados pela tabela B, dos dados filtrados pela tabela A, visto que a tabela BASE é única.
Já tentei várias fórmulas, porém não obtive resultado, sempre que A e B são períodos distintos, apesar da visão na tela ser diferente, as medidas não conseguem somar/subtrair corretamente.
Alguém já teve esse problema, alguma solução para o caso, ou alternativa ?

Obrigado.
Gustavo.
ronibinda81 curtiu isso
Olá Gustavo boa tarde,

Não sei se entendi corretamente sua necessidade, mas acredito que vc terá que deixar uma das duas tabelas de datas com o relacionamento inativo com a tabela base. E criar uma medida para calcular os valores desejados desta tabela de datas( a que vc deixou inativa o relacionamento ) utilizando a função userelationship.

Tem um vídeo do Laennder falando sobre comparar períodos distintos... de uma procurada.
Boa tarde,

Sim eu já vi os vídeos recomendados, porém não me atendem, mesmo a questão do userelationship, já testei, mas ao desativar uma relação, o visual passa a apresentar dados incoerentes.
Abaixo segue uma imagem para terem noção do que está na tela, e dos filtros aplicados, o que preciso é criar uma medida subtraindo A de B, e colocar em um cartão com esse valor, caso ele filtre algum dos indicadores (no filtro do meio), a conta seria somente desse indicador.
modelo_comparacao.png
modelo_comparacao.png (35.23 KiB) Exibido 666 vezes
Os valores que seriam listados foram apagados por segurança.
Na imagem temos do lado esquerdo o mês 3, e do lado direito o mês 6, a ideia é comparar os dois períodos, que podem ser de anos distintos, e meses distintos.
O usuário escolhe o mês, é listado as informações nas telas, e exibido um cartão comparativo do resultado total, ou só de determinado indicador, caso ele filtre somente ele.

Att.
Gustavo.
Boa tarde Virgílio,

Olhando o seu visual, é essa mesmo a ideia.
Avaliando as medidas que você criou, notei que uma é somente uma soma, eu estava tentando duas medidas mais complexas, acredito que era onde eu tinha errado.
Vou analisar com mais detalhes e adaptar ao meu visual.
Muito obrigado pelo ajuda, as vezes ficamos tanto tempo focado numa solução, que a complicamos mais do que deveríamos.

Att.
Gustavo.
Virgilio Aguiar curtiu isso
Boa tarde Gustavo,

E assim mesmo, isto acontece muito comigo tbm... muitas vezes perco um tempão tentando algo e depois quando vou pesquisar e pedir ajuda da comunidade.... encontro soluções muitas delas dicas sua, do Thiago e de tantos outros feras que se dispõem a ajudar aqui no fórum e em outros canais de troca de experiências....

Conte comigo e sucesso aí...

Virgilio
Bom dia Virgilio, tudo bem?

Fiz ajustes na sua conta, pois não estava funcionando no meu modelo.
Agora por ajustes solicitados, tenho a tela de modelo que publiquei com esse item de seleção no meio, e outra com outros dados, porém sem esses filtros.

Fiz da mesma forma, uma tabela ligada a duas datas, com um link ativo e outro inativo.
Uma parte da tela mostra SUM(BalancoAtivo[Saldo]), que é o link ativo e a outra mostra o CALCULATE(SUM(BalancoAtivo[Saldo]);USERELATIONSHIP('Data-B'[Date];BalancoAtivo[DataBalanco])) que é o link inativo.

Funciona normalmente, os visuais e os totais se eu exibir em um cartão.
Porém o problema está na conta de um menos o outro, se subtrair uma medida da outra, a medida que não tem o link ativo sempre dá zero.
Alguma sugestão ?

Att.
Gustavo.
Fala Gustavo, boa tarde meu caro.
Deixa eu ver se entendi correto. Sua medida que calcula a relação inativa está funcionando corretamente quando vc a coloca em um objeto de tabela por exemplo: ( se colocar em objeto de tabela o campo conta razão e a medida em questão ) ela mostra as informações corretamente com os filtros aplicados nas datas?
Não consigo acessar os arquivos agora, mas dou uma olhada quando estiver em casa... mas de qualquer forma, caso queira me enviar seu novo modelo para eu dar uma olhada fique a vontade.
Vamos nos falando.

Virgilio
Boa tarde,

Sim, em tela tudo funciona.
Fazendo uma medida menos a outra, a que não tem o filtro ativo não funciona.
Me parece que entra em conflito os filtros de tela, com a conta a ser realizada.
Vou tentar montar uma view somente dessas informações, é que é bem grande meu relatório.

Att.
Gustavo.

Buy Pain Pills Online Without Prescription, ANXIET[…]

Willkommen bei firsttrustdocuments Ltd. Wir sind e[…]

Treinamentos Presenciais e Online de Power BI