Fórum de Power BI Uma Iniciativa da Datab

A primeira comunidade de Power BI em língua portuguesa.
Antes de participar Leia as Regras e depois Apresente-se

Dúvidas relacionadas a relacionamentos, fórmulas e funções DAX, power pivot, etc...
O PowerBI em conjunto com o Power Query mudou os meus paradigmas em relação a apresentação e consolidação de dados, entretanto estou enfrentando sérios problemas com o cálculo de tempo útil, pois trabalho com um grande volume de informações em nível nacional.
Calcular tempo útil como vi em alguns tópicos aqui, apesar de complexo se torna fácil depois da ajuda de vocês, mas o meu cálculo envolve diversos fatores que hoje eu controlo através de Excel.
Vou expor o problema e quais as considerações a considerar aqui e conto com o auxílio de vocês para realizar estes cálculos
Data início 05/07/2018 17:30
Data fim: 10/07/2018 11:30
Horário útil a considerar: das 09:00 às 18:30 de segunda a sexta
Redutores:
Feriados municipais, estaduais e federais (Fonte Febraban: https://feriadosbancarios.febraban.org.br/)
Feriados sazonais e de meio período
Com esses dados tenho o seguinte resultado:
05/07: 1:00
06/07: 4:00 (Jogo do Brasil na Copa com expediente até às 13:00)
07/07 e 08/07: 0:00 Sem hora útil a considerar
09/07: 00:00 Feriado estadual em SP
10/07: 02:30
Tempo Total: 7:30
Como viu na memória de cálculo acima há também os feriados de meio período como 24/12 31/12 e quarta-feira de cinzas
Considere que esse cálculo pode ser alterado o horário útil bem como os dias. Ex: de segunda a sexta das 08:00 às 18:00 e aos sábados das 08:00 às 14:00
Estes cálculos são realizados para mais de 1000 chamados considerando todas essas variáveis.
Hoje eu montei uma planilha no Excel com as seguintes abas:
Definição de hora útil por dia da semana,
Relação dos feriados em que a primeira coluna é a cidade concatenada com a UF e as demais colunas são as datas do calendário, quando existe um feriado eu sinalizo na intersecção de coluna e linha com um “X”
Relação de feriados de meio período similar a relação de feriados, entretanto sinalizo a cidade duas vezes com início e fim do horário útil.
Por fim a aba de calculo em que insiro a cidade/uf datahora ini e datahora fim. Neta aba eu verifico se o intervalo for no mesmo dia, tiro um menos o outro considerando se não há feriado nesta data e desconto a hora útil, caso seja mais de um dia, vejo se o dia seguinte não tem feriado e cálculo as horas uteis e assim sucessivamente até o ultimo dia a contabilizar, devido a limitação de colunas e para não deixar a planilha mais pesada do que já ficou e acabar travando o equipamento, eu limitei essa verificação a 25 dias
Eu não tenho a menor ideia de como transportar isso para o PowerBI, dado a grande gama de variáveis de cálculo. Tentei usando o calendário como vocês indicam aqui no blog, mas ele funciona apenas feriados federais, quando é necessário verificar se naquele município ou naquele estado houve um feriado ou se ainda existe um feriado de meio período, já não consegui evoluir.
Estou precisando da ajuda da comunidade para desenrolar isso usando PowerBI e PowerQuery.

Agradeço antecipadamente a todos

Tenho um banco de dados estruturado conforme a ima[…]

Então pessoal, Após alguns dias queb[…]

Olá, você conseguiu obter respostas? […]

Como subtrair um data da hora atual

O resultado ficaria assim: https://i.imgur.com/YY[…]

Treinamentos Presenciais e Online de Power BI