Fórum de Power BI Uma Iniciativa da Datab

A primeira comunidade de Power BI em língua portuguesa.
Antes de participar Leia as Regras e depois Apresente-se

Dúvidas relacionadas a relacionamentos, fórmulas e funções DAX, power pivot, etc...
Por Heitorpenna
Boa tarde pessoal!

Preciso de uma fórmula que me retorne o mês anterior ao mês mais recente de uma coluna.

Formula que estou trabalhando:

SUMX(FILTER(BSCOSIF;BSCOSIF[BCONT] = "BAL_2" && BSCOSIF[DT_BASE] = max(BSCOSIF[DT_BASE]) ); BSCOSIF[SALDO])/1000

Preciso que essa área em Negrito seja uma fórmula que me retorne o Mês anterior ao mais recente.

ja tentei PREVIOUSMONTH e fica dando erro

Help!!

Agradeço desde já!
Boa tarde Heitor,

Vou pressupor que você tenha datas diversas, que estão em um determinado mês, porém você só trabalha com a última data do mês, e quer saber a última data do mês anterior.
É possível fazer isso direto na tabela, sem muita programação, criando três colunas a mais, na sua tabela, para chegar na data.
Talvez haja uma fórmula ainda melhor, mas essa é rápida, sem muita programação, e como são colunas na tabela você pode filtrar, trabalhar com ela, etc.
Vamos lá:
1 - Abra o Power Query
2 - Vá até a tabela que tem a data, clique na coluna com a data para selecioná-la
3 - Clique no menu 'Adicionar Coluna', depois escolha 'Coluna Personalizada'
4 - Na tela que abrir, dê um nome X para a nova coluna, no campo de fórmula insira a formula: Date.StartOfMonth([Data]) -> aqui o campo [Data] é o campo da tabela, clique em ok, será criado uma nova coluna
5 - Selecione essa nova coluna que terá a data inicial do mês sempre.
6 - Vamos repetir o processo de criar uma nova coluna, porém com essa última selecionada, agora na fórmula coloque: Date.AddMonths([TESTE],-1) onde [TESTE] foi o nome da nova coluna, clique em Ok, desta forma a partir da coluna que tem a data de inicio do mês, retiramos um mês exato, e temos o primeiro dia do mês.
7 - Vamos novamente repetir a operação de criar uma nova coluna personalizada, porém a seleção será a partir dessa última criada, e no campo fórmula coloque:
Date.EndOfMonth(["TESTE-3"]) onde [TESTE-3] foi a coluna criada na etapa anterior, com isso teremos a coluna com a última data do mês anterior.

De fato ao tentar utilizar o PREVIOUSDAY, a função apresentou erro e não consegui resolver a tempo.

Att.
Gustavo.
Heitorpenna curtiu isso
Boa tarde,

Você pode fazer o procedimento apenas uma vez também, mesclando todas as funções:

Date.EndOfMonth( Date.AddMonths( Date.StartOfMonth([Data]) ,-1) )

--> onde o campo [Data] é a data da base.

A explicação acima ficou grande, pois tentei deixar de forma didática para você entender o que foi feito passo a passo, mas como toda programação pode ser aninhados os comandos.

Att.
Gustavo.
Heitorpenna curtiu isso

Tenho um data frame com os seguintes dados: Data […]

Coluna 100% empilhada

Boa tarde, gostaria de saber se possui algum modo […]

Condição If Text.contains

Bom dia amigos, Estou tentando criar um coluna c[…]

Problema Instalação

Bom dia a todos, estamos tentando instalar o power[…]

Treinamentos Presenciais e Online de Power BI