Fórum de Power BI Uma Iniciativa da Datab

A primeira comunidade de Power BI em língua portuguesa.
Antes de participar Leia as Regras e depois Apresente-se

Dúvidas relacionadas a relacionamentos, fórmulas e funções DAX, power pivot, etc...
Olá a todos.

Estou com o seguinte problema, em uma tabela tenho as devoluções por item, onde tenho uma coluna com quantidade, preço unitário, descontos, etc.

Então para chegar ao valor de cada devolução tenho que fazer as contas acima, até aí tudo bem.

Na hora de mostrar esses números em uma matriz, mostrando na hierarquia os grupos a qual pertencem os itens o total não mostra o valor correto quando uso medida, mas o valor correto é mostrado ao utilizar coluna calculada:

Medida:
Código: Selecionar todos
_DEVOL VALOR FINAL = 
SUMX(a_fdevolucoes;a_fdevolucoes[PRECO_UNITARIO]*a_fdevolucoes[QTDE])-
((SUMX(a_fdevolucoes;a_fdevolucoes[PRECO_UNITARIO]*a_fdevolucoes[QTDE])*SUMX(a_fdevolucoes;DIVIDE(a_fdevolucoes[DESC_PERCENT_CAPA];100;0)))+
(SUMX(a_fdevolucoes;a_fdevolucoes[PRECO_UNITARIO]*a_fdevolucoes[QTDE])*SUMX(a_fdevolucoes;DIVIDE(a_fdevolucoes[PERCENTUAL_DESCONTO];100;0))))
Aqui a mesma medida com variáveis, funcionado igual a medida acima:
_DEVOL VALOR FINAL VAR = 
var valorttl=SUMX(a_fdevolucoes;a_fdevolucoes[PRECO_UNITARIO]*a_fdevolucoes[QTDE])
var desc_capa=SUMX(a_fdevolucoes;DIVIDE(a_fdevolucoes[DESC_PERCENT_CAPA];100;0))
var perc_desc=SUMX(a_fdevolucoes;DIVIDE(a_fdevolucoes[PERCENTUAL_DESCONTO];100;0))
var valor_final=valorttl-((valorttl*desc_capa)+(valorttl*perc_desc))
return
valor_final
Agora a coluna calculada:
COL TESTE VALOR X QTDE = 
(a_fdevolucoes[PRECO_UNITARIO]*a_fdevolucoes[QTDE])
-
(
((a_fdevolucoes[PRECO_UNITARIO]*a_fdevolucoes[QTDE])*(a_fdevolucoes[DESC_PERCENT_CAPA]/100))+
((a_fdevolucoes[PRECO_UNITARIO]*a_fdevolucoes[QTDE])*(a_fdevolucoes[PERCENTUAL_DESCONTO]/100))
)
Abaixo o resultado, o valor total que eu quero mostrar está na na primeira coluna, conseguido através de coluna calculada, e as medidas trazem os valores nas duas outras colunas, porém não são os valores corretos a serem exibidos,
gostaria de mostrar o valor conseguido com a CC mas utilizando medidas.

Imagem

Abaixo o relacionamento entre as tabelas.

Grupo Interno:

Imagem

Itens:

Imagem

Por colunas, consigo colocar outro eixo :). Muito[…]

Atualização de conteúdo

Boa noite, Aproveitando este tópico, gostar[…]

Cálculo Cascata

Boa noite Thyago, Agradeço a ajuda! Eu acr[…]

Tratamento de Data X Vendas

Olá sou novo no Fórum e no Power BI.[…]

Treinamentos Presenciais e Online de Power BI