Fórum de Power BI Uma Iniciativa da Datab

A primeira comunidade de Power BI em língua portuguesa.
Antes de participar Leia as Regras e depois Apresente-se

Dúvidas relacionadas a relacionamentos, fórmulas e funções DAX, power pivot, etc...
Olá,

Alguém já passou por isto?
Tenho um campo 'DATA' com diversas datas desde 2013 até atualidade '2018', quando eu trago esse campo para segmentação de dados, consigo informar data inicial - data final. Existe alguma função e/ou método aonde eu consiga trazer sempre a data atual? permitindo que o usuário possa manipular os períodos, mas sempre traga a atual.

Sei que existe possibilidade de fazer isto por filtro de nível de pagina, mas fica fixo, tendo que usuário limpar o filtro.
Anexos
2018-08-08 15_43_58-Refeitório - Controle de Acesso rev. 2.2 - Power BI Desktop (March 2018).png
2018-08-08 15_43_58-Refeitório - Controle de Acesso rev. 2.2 - Power BI Desktop (March 2018).png (1.8 KiB) Exibido 754 vezes
2018-08-08 15_42_46-Refeitório - Controle de Acesso rev. 2.2 - Power BI Desktop (March 2018).png
2018-08-08 15_42_46-Refeitório - Controle de Acesso rev. 2.2 - Power BI Desktop (March 2018).png (8.16 KiB) Exibido 754 vezes
2018-08-08 15_44_42-Refeitório - Controle de Acesso rev. 2.2 - Power Query Editor.png
2018-08-08 15_44_42-Refeitório - Controle de Acesso rev. 2.2 - Power Query Editor.png (12.09 KiB) Exibido 754 vezes
deto.sorgetz, realtecbi curtiu isso
Boa tarde! Estou com o mesmo problema, procurei em muitos lugares e ainda não encontrei... seria de grande valia conseguir implantar uma função que resolva isso, pois estou criando vários dashboards de indicadores gerenciais, onde o que normalmente o usuário quer visualizar de imediato é o mês atual, porém ainda ser possível alterar os filtros para outros períodos...
Bom dia! Sei que faz tempo desta publicação, mas resolvi deixar registrado a forma como eu consegui resolver o meu problema de exibir o painel/dashboard sempre com o dia ou mês ou ano atual selecionado. Procurei muito nos fóruns e em nenhum lugar fui respondido sobre o meu problema, que é: deixar os indicadores com o mês atual selecionado, mas possibilitando o usuário desmarcar este filtro.
Enfim, encontrei a solução incluindo uma coluna customizada na tabela DCalendário, através do Power Query, com a função de data chamada "Date.IsInCurrentMonth" (https://docs.microsoft.com/en-us/powerq ... -functions). Nesta coluna customizada inseri o seguinte código:
if Date.IsInCurrentMonth(([DATA]))
then "MÊS ATUAL"
else if Date.IsInPreviousMonth(([DATA]))
then "MÊS ANTERIOR"
else "OUTROS"

Desta forma, sempre que a base de dados do dashboard for atualizado, vai carregar as colunas customizadas com a informação do mês atual, anterior e outros.
Então, inseri no dashboard um filtro, na horizontal com esta coluna, deixando marcado o "MÊS ATUAL" e fiz a publicação, mas caso o usuário queira visualizar os demais meses, basta desmarcar o filtro:

Imagem
buy copper clout nails

Xin Yuan Nails Co.,Ltd.is a manufacturer of all ki[…]

wholesale General Purpose Wipes

Hangzhou U-cloths Commodity Co.,Ltd.is a professio[…]

Dusun Electron Ltd. Dusun Electron Ltd., a high g[…]

Banbury Mixer Manufacturer

FOB Price: US $1,000 - 10,000 / Set | Get Latest P[…]

Treinamentos Presenciais e Online de Power BI