Fórum de Power BI Uma Iniciativa da Datab

A primeira comunidade de Power BI em língua portuguesa.
Antes de participar Leia as Regras e depois Apresente-se

Power BI Visuals, técnicas de design, power view, power maps, etc...
Por vsu
Pessoal, Boa tarde!

É Possível no Power Bi fazer uma segmentação de dados Dinâmica?

Explico: Criei um Dashboard que entre outras coisas, mostra a situação de estoque, por meio de uma conexão ODBC com o SQL. Está tudo funcionando, mas numa das ABAS, criei uma “Segmentação de Dados” para ver quais produtos estão vencidos ou próximos do Vcto, e, como cada registro tem um histórico de vencimento e Lote, mesmo que o “Saldo” (entradas (-) Saidas), que é uma Medida esteja zerado, os valores continuam lá, (por exemplo (-100 , - 80, -70, -40, -22, -10, -8, 0, 1, 3, 5, 10, ...........) , pois Data_Vcto é uma Coluna Adicional que criei na “Editor de Consultas”, em que subtraio a Data de Vencimento do registro do produto da data de “Hoje()”, e, muito embora não exista mais Saldo de produtos, os registros individuais (dias para o Vcto) continuam lá.

A minha pergunta é se há como fazer só aparecer na segmentação os Dias_Vctos em que a Medida “Saldo” seja diferente de 0, uma vez que se o total de Entradas (-) total de Saídas for igual a Zero, quer dizer que os produtos com dias de vencimento “negativos” foram consumidos em algum tempo passado.

Não sei se expliquei bem, mas agradeço qualquer contribuição. :)

Abs
Por vsu
Só um detalhe, "...... pois Data_Vcto é uma Coluna Adicional......." Leia-se "Dias_Vcto", essa coluna é a que está no "segmento de dados" e que vai ficar cada vez maior, caso uma boa alma não me ajude a encontrar a resposta! :D
Por HelioJr
Olá, veja se resolve. Dois exemplos
Código: Selecionar todos
Vcto Status 1 = 
CALCULATE ( COUNTROWS ( Produto ); FILTER ( Produto; Produto[Vencimento] < 0 ) )
Código: Selecionar todos
Vcto Status 2 = 
CALCULATE (
    COUNTROWS ( Produto );
    FILTER ( ALL ( Produto ); ( Produto[Vencimento] < 0 ) )
)
Imagem
vsu curtiu isso
Por vsu
Bom dia!

A primeira resposta sugerida pelo Thyago deve resolver, muito embora pelos meus "ainda" parcos conhecimentos estou longe de conseguir fazer isso no PB.

Na resposta sugerida pelo Hélio, se entendi direito, é um cartão Múltiplo e não uma segmentação certo?

Eu consigo contar os valores, o que não consigo é fazer com que uma "Medida" , chamada "Saldo", que seria o resultado da subtração de duas Medidas (Entradas - Saídas) seja colocada na Barra de Segmentação, pois ali (“Segmentação de Dados”) só cabe um campo de banco de dados, certo?

E quando esse "Saldo" de determinado produto for igual a Zero, seja excluído da Segmentação, pois o Lote e Validade desse registro individual, já foi consumido no processo.

Eu teria de criar uma Tabela acessória, com todos os registros que atendem a essa condição (saldo <> 0) e colocar esse novo campo com um "crossfilter" com Dias_Vcto na segmentação.

Por isso, acho que, pelo que pude entender, a matéria sugerida pelo Thyago poderia ser a resposta, mas preciso me aprofundar mais no PB para isso.

Na teoria eu sei o que fazer, já na prática...... :D

Agradeço aos colegas o apoio.

Abs
A quem possa interessar, eu resolvi a questão de uma forma meio arcaica, mas funcionou!

Dupliquei a tabela que contem os movimentos de estoque, adicionei uma coluna personalizada com a condição de positivo para "Entrada" e negativa para "Saida", concatenei os campos de Código+Lote+Vcto e agrupei por esse código somando os movimentos.

O resultado me gerou uma série de quantidades "zeradas" (entrada - saida = 0, todos os produtos desse lote foram consumidos anteriormente), que é exatamente o que eu queria, assim, foi só fazer um filtro excluindo os valores zerados e utilizando esse campo na segmentação.

Trabalhoso mas funcionou!
buy copper clout nails

Xin Yuan Nails Co.,Ltd.is a manufacturer of all ki[…]

wholesale General Purpose Wipes

Hangzhou U-cloths Commodity Co.,Ltd.is a professio[…]

Dusun Electron Ltd. Dusun Electron Ltd., a high g[…]

Banbury Mixer Manufacturer

FOB Price: US $1,000 - 10,000 / Set | Get Latest P[…]

Treinamentos Presenciais e Online de Power BI